Você sabia que pessoas que possuem hobbies – ou passatempos – têm menos chances de experimentar estresse, baixo humor e depressão?
Mas, afinal, o que são hobbies? E de que forma eles podem ajudar no enfrentamento da depressão e no cuidado com a saúde mental?
A relação entre depressão e hobbies
Entre os sintomas da depressão, um dos mais comuns é a perda de interesse ou prazer em atividades que normalmente eram agradáveis, acompanhada de cansaço na maior parte do dia. Esse sintoma tem nome: anedonia.
Diante disso, além do tratamento medicamentoso e psicoterápico, encontrar tempo para realizar atividades que proporcionem prazer – como um hobby – pode ser uma forma de evitar o agravamento da anedonia e da própria depressão.
O papel dos hobbies no tratamento da depressão
Essa abordagem é conhecida como “prescrição social” – um método em que médicos podem sugerir, por exemplo, a prática de um hobby como intervenção complementar para pessoas com quadros leves a moderados de depressão.
Exemplos de hobbies que podem ser considerados
Cada pessoa pode explorar uma variedade de hobbies, dentro de sua realidade e preferências. Alguns exemplos são:
- Jardinagem
- Pintura
- Leitura
- Atividades Manuais
- Culinária
- Caminhadas ao Ar Livre
- Escrever ou Desenhar
- Música (ouvir, cantar ou tocar instrumentos)
- Artesanato
Os benefícios dos hobbies para a saúde mental
Dedicar-se a um hobby pode ter um impacto profundamente positivo na saúde mental. Além de reduzir o estresse, essas atividades ajudam a melhorar o humor, aumentar a criatividade, a concentração, o senso de realização e ainda fortalecem os vínculos sociais.
O efeito dos hobbies em nosso cérebro
Encontrar tempo para um hobby pode fazer diferença justamente pelo impacto que essa prática tem no sistema de recompensa do cérebro. Ao realizar uma atividade prazerosa, o organismo libera neurotransmissores – como a dopamina -, responsáveis por proporcionar a sensação de prazer. Essa resposta positiva faz com que o corpo queira repetir a experiência, aumentando a motivação para continuar.
Complementando o tratamento da maneira correta
O tratamento da depressão envolve abordagens múltiplas – incluindo, quando indicado, o uso de medicamentos e o suporte psicoterapêutico. A prática de hobbies pode ser um apoio a mais nessa jornada, respeitando o momento de cada pessoa.
E para isso, o Programa Se Cuida está ao seu lado com conteúdos, dicas e descontos. Conte com esse apoio e com a recomendação do seu médico para seguir em direção a mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Fonte: Se Cuida
